Veja dicas de iluminação para integrar ou dividir as salas de estar e jantar

A luz tem um papel muito importante na decoração dos ambientes. Quando se trata de projetar a iluminação de espaços integrados como as salas de estar e jantar, esse recurso pode ser usado para delimitar ou integrar esses cômodos.

O estar e o jantar do empreendimento Jardim Jaraguá, por exemplo, dividem um mesmo ambiente, deixando, assim, os moradores livres para escolherem entre a divisão ou a união dos dois espaços através da iluminação.

Para integrar
Se seu desejo é unir os dois ambientes num só, procure investir em uma mesma linguagem visual por meio das luminárias e da temperatura de cor. A dica é fazer uma composição com os três tipos de iluminação: a direta, a indireta e a linear.

Direta: é aquela recomendada para as áreas em que se precisa de uma luz mais forte. Pode ser feita usando abajures ao lado de sofás ou poltronas, auxiliando na leitura de livros, por exemplo.

Indireta: essa serve para a luz geral do cômodo, composta por lustres ou pendentes de teto, que iluminem grande parte do espaço.

Linear: já a iluminação linear é ideal para destacar móveis e estantes embutidas.

Para dividir
É possível criar ambientes diferentes num mesmo espaço, apenas usando diferente tipos de iluminação. Você pode demarcar as duas áreas através de luzes embutidas em sancas de gesso que não sejam iguais, por exemplo, ou mesmo usar lustres de design distinto para cada espaço.

Sala de Jantar
Lembrando que uma boa iluminação da sala de jantar é aquela que permite enxergar as pessoas que estão sentadas ao seu lado e também o que está sendo servido à mesa.

Sala de Estar
Já na sala de estar, o segredo é pensar sobre sua rotina, hábitos e sobre a funcionalidade da iluminação. É preciso parar e refletir: recebo visitas com muita frequência? Prefiro um ambiente mais aconchegante para ver meus filmes e séries? Não deixe de pensar sobre essas questões.

  1. Caramba, amei o texto, não sabia que dava pra mudar tanto um espaço, apenas trabalhando na iluminação, muito bom mesmo, parabéns pelo conteúdo!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *