Recém-casados, entendam Como Comprar um Apartamento

RECÉM-CASADOS, ENTENDAM COMO COMPRAR UM APARTAMENTO

Como diz a máxima “quem casa, quer casa”, é só sair da igreja e do cartório (e da lua de mel) que os novos pombinhos mal podem esperar para enfim juntarem suas escovas de dentes.

Mas claro que isso não é de uma hora pra outra. Mais emocionante do que trocar alianças de noivado em um dia que certamente ficará marcado na história do casal, é procurar aquele que será o novo lar de uma nova fase (que dure para sempre, é o que todos nós torcemos). E um marco tão importante na vida de duas pessoas merece ser pensado com carinho antes de concretizado.

É por isso que trouxemos esse texto para você: como comprar apartamento para recém-casados? É só continuar lendo para entender!

Tenha paciência e crie um bom planejamento

Começar uma vida a dois já requer grandes responsabilidades. Não deixar toalha molhada na cama, abaixar a tampa do vaso e ter seus próprios horários para lavar a louça são algumas delas. Mas, a maior de todas, é a responsabilidade financeira, que vem antes de todas essas: afinal, se você não tem controle do seu dinheiro, fica difícil comprar um apartamento e mantê-lo depois, certo?

Além de o casal estar alinhado nas decisões, é preciso ter disciplina, organização e planejamento, que envolvem economia e pesquisa, dos quais falaremos logo mais. Esses pontos são essenciais para adquirir um imóvel. Além disso, esse processo envolve uma parte burocrática e alguns momentos mais demorados. Já entendeu onde se encaixa a paciência, né?

Abra a carteira (ou melhor, feche)

Primeiro, é preciso analisar seu orçamento e ver se é possível separar cerca de 20% dos seus ganhos para não ter dor de cabeça na hora de comprar seu apartamento. Se não for possível, já pode começar a pensar nisso, porque tem mais: é preciso ter consciência também de todas as despesas posteriores ao momento de abrir as portas da casa nova. É reforma, mobília, decoração e por aí vai.

Evite gastar com as famosas “coisas desnecessárias” para poupar o que é preciso ao longo de um tempo razoável até a escolha do apartamento perfeito ser feita. Calcule mensalmente seus gastos e tenha consciência do quanto você poderá investir sem ficar apertado depois.

Uma boa opção é aplicar em uma poupança, individual ou conjunta (se o casal dividir os gastos com a compra, fica ainda mais interessante). Outra possibilidade é utilizar o FGTS dos dois para dar a entrada no imóvel e financiamento. Quanto maior essa entrada, melhor; afinal, assim os juros ficam menores e o financiamento, idem!

Pesquise bastante antes de comprar

A consciência a se ter neste momento é em relação aos modelos de apartamento desejados e as possíveis formas de pagamento. Como dito no item anterior, depois da análise do orçamento você pode, dependendo da conclusão, checar todas as opções de financiamento possíveis para conseguir fazer o melhor negócio.

Lembra da paciência? Pois é.
Se achar conveniente, converse com um corretor de uma empresa confiável.

Por último, mas não menos importante, durante todo esse processo incrível, continue aproveitando os momentos a dois, o lazer, o cuidado um com o outro, o carinho e a cumplicidade que os fazem manter o foco nos objetivos grandes e em comum.

Seguindo as ideias que apresentamos aqui, vocês não demoram a conquistar a casa própria!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *