Quarto infantil: decoração influencia no desenvolvimento da criança

Os elementos decorativos de um quarto infantil pode ajudar (e muito) no desenvolvimento da criança. Por isso, vale dar uma atenção extra na hora de planejar o dormitório do seu filho. Afinal, o pequeno passará uma boa parte do dia nesse cômodo tão particular.

Livre para explorar

Um dos métodos mais adotados na decoração do quarto infantil é o Montessori, inspirado na pedagogia montessoriana. Esse tipo de décor amplia os estímulos da criança, porque ela fica livre para explorar tudo ao seu alcance.

E quando falamos “tudo ao seu alcance”, estamos sendo literais mesmo. Em um quarto montessoriano, tudo é projetado considerando a altura da criança: a escrivaninha, a estante ou nichos para livros, a cama. Ou seja, todos os objetos com fácil acesso por seu filho.

Livre, mas seguro

A decoração deve permitir essa autonomia da criança, no entanto, sem esquecer de sua segurança. Por isso, em um quarto infantil, é fundamental planejar o mobiliário. O conselho é investir em uma marcenaria sob medida. Desta forma, você pode prever, por exemplo, somente quinas arredondadas que evitam machucados durante as brincadeiras.

Mais do jeito da criança

Essa autonomia que se inicia nos primeiros anos da criança ganha força a partir dos dez anos de idade. Nessa fase, seu filho tem uma influência direta na decoração. Então converse mais com ele, escute suas opiniões, considere seus gostos e deixe-o participar na escolha das cores e objetos.

Nesse período de desenvolvimento infantil, as crianças também começam a receber os amigos em casa. Cogite, por exemplo, trocar a cama por uma bicama ou beliche. Ele vai amar!

*Quer conhecer o futuro quarto do seu filho? Visite o apartamento decorado do My View, inspire-se e experimente a sensação de viver na Zona Sul de BH.

Estamos na Rua Rádio, 180, no bairro São Lucas. Aproveite e feche negócio! Ah, as obras estão adiantadas 😉

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *