Quando comprar apartamento? Um guia para você descobrir

Os brasileiros iniciaram 2019 buscando realizar o sonho da casa própria. Segundo matéria do jornal Estado de Minas de 4 de junho deste ano, no Itaú Unibanco, o número de contratações de crédito para o financiamento de imóveis cresceu 32,4% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2018. E a pergunta mais feita quando se começa a pensar no processo é: “quando comprar o apartamento?”.

Todos entendemos que ter a tão sonhada casa própria é um grande passo, de grande responsabilidade. Acontece que não existe fórmula mágica pra saber quando comprar; o que existem são planejamento e alguns elementos que indicam que você está no momento ideal para isso.

Comece pensando na situação econômica do país. Depois, reflita acerca de seus objetivos em longo prazo, na forma que você quer pagar o apartamento, se existe reserva de dinheiro para entrada e para mensalidades, no caso de financiamento etc.

 

A partir do que você responder para essas perguntas será possível enxergar um cenário mais concreto. Entenda melhor ao longo do texto abaixo!

 

 

Como anda o mercado imobiliário?

 

Os valores dos imóveis costumam variar de acordo com três itens: momento econômico, oferta e demanda.

Por isso, em períodos específicos, o seu futuro apartamento pode ficar mais barato – assim como alguns imóveis e terrenos podem ser valorizados com o tempo. Pensando nisso, é bom prestar atenção ao status do mercado e procurar uma opção que atenda suas necessidades emocionais e financeiras.

 

Como está a sua vida econômica?

 

Analisar o seu lado financeiro é um critério muitíssimo importante para entender quando comprar o apartamento, independente se ele será à vista ou financiado.

Caso você tenha juntado dinheiro suficiente para pagar o apartamento de uma vez, ainda assim é preciso ter em mente as despesas que surgirão com condomínio, contas de luz, água, gás (quando é o caso) e demais despesas domésticas. Não é possível adquirir um gasto fixo sem saber se terá renda o bastante para arcar com ele, certo?

Se a escolha for o financiamento, o ideal é garantir uma quantia de dinheiro suficiente para reduzir o valor das parcelas, sempre lembrando que esses gastos não ultrapassem 30% da renda bruta da família. E, mesmo que a parcela seja do mesmo valor que seu aluguel atual (ou até menor), não relaxe: problemas surgirão se você não pagá-la todos os meses, sem desculpa.

 

Leia também: Como comprovar renda para financiamento imobiliário sem carteira assinada

 

Faça um cálculo da relação valor do apartamento x sua renda e reserva para entrada. Simultaneamente, considere que ter uma folga no orçamento é sempre menos arriscado ao bancar um apartamento novo.

Além das perguntas “Qual a renda mensal familiar para esse investimento?”, “É possível dar entrada? Quanto? Como isso impacta as parcelas?”, “Onde está localizado o apartamento e quanto custam imóveis nessa região?”, indague-se se existem gastos que podem ser cortados em casa e o quanto isso vai impactar o seu estilo de vida.

Lembre-se: comprar apartamento é um investimento que requer economia de dinheiro, em maior ou menor grau. O que não significa se sacrificar a ponto de deixar de fazer as coisas de que gosta, mas sim ter consciência das despesas e analisar o que pode ser eliminado e não fará tanta falta assim. Em suma, faça valer seu dinheiro!

 

O seu momento de vida está propício?

 

Pense primeiro no quesito profissional. Você está estável no trabalho? Pretende investir na carreira (inclusive financeiramente falando)? Há possibilidade de mudar para outro estado ou até país por causa do emprego? A partir daí, defina se será viável adquirir um apartamento não tendo um endereço fixo.

E a família, vai aumentar em médio ou longo prazo? Se sim, repense várias coisas de que já falamos: localização, tamanho do espaço, segurança e, claro, renda. Mais gente em casa e um apartamento que comporte novas necessidades significam, certamente, mais gastos.

 

Com essas orientações, acreditamos que você conseguirá avaliar com convicção quando comprar seu apartamento e se o momento atual é a hora certa para isso. O que você acha? Tem outras dúvidas? Não deixe de comentar aqui embaixo!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *