Apartamento perfeito

O APARTAMENTO PERFEITO: 6 DICAS PARA ACHAR UM PARA MORAR A VIDA TODA

Ter nosso próprio apartamento é, além de uma conquista e tanto, uma decisão de compra que requer paciência, reflexão e um pouco de orientação – como estamos fazendo neste texto –, principalmente quando a pessoa pensa em adquirir o que chamamos de “apartamento perfeito”: um imóvel no qual é possível morar basicamente a vida inteira. Que responsabilidade, não é?

Por isso, aqui embaixo, você vai encontrar dicas essenciais que irão te guiar ao fazer essa importante escolha. Vamos lá?

1. NÃO APERTE SEU ORÇAMENTO

Especialmente se você decidir financiar o seu apartamento por cerca de 20 a 30 anos, tenha em mente que uma parcela fixa irá te acompanhar por muito tempo. Nesse caso, é fundamental que você faça um planejamento financeiro, prevendo situações que podem melhorá-lo ou colocá-lo em risco, separando parte do seu salário para esse fim, calculando qual deve ser a renda mínima para fazer o financiamento  e qual o valor máximo do imóvel que você pode arcar. As taxas de juros entram nessa também.

Pense também nos gastos que terá com o imóvel em si depois de comprado. É natural que mensalidades de condomínio aumentem ao longo do tempo, além de surgirem eventuais taxas extras. Uma área de lazer de peso, caso seja o ideal para o seu perfil, normalmente influencia nesse valor do condomínio; portanto, sua escolha depende da sua disposição em desembolsar mais ou menos dinheiro.

2. PREFIRA APARTAMENTOS NOVOS

Essa é fácil de entender: apartamentos novos estão com toda a sua estrutura “intacta”, prontos para receber a primeira (e única família, que é o que você espera!), com canos, rede elétrica e acabamento recentes. Isso significa muito menos necessidade de reforma por reparos técnicos.

O prédio inteiro em si, sendo mais novo, consequentemente também vai demandar menos reformas e ter bem menos possíveis problemas na estrutura, se compararmos com outro empreendimento com muitos anos de vida. Outra coisa: as construções mais atuais são projetadas prevendo um aproveitamento inteligente do espaço para que as pessoas vivam com mais conforto. Bem melhor, né?

3. SUA FAMÍLIA VAI AUMENTAR?

Apartamentos específicos atendem solteiros convictos de uma forma, e outros tipos de apartamentos atendem famílias – de um, dois, três filhos (e até os filhos caninos ou felinos!) de outra forma. Pense também se você gosta de receber amigos com frequência em casa, ou se planeja ter um home office em algum momento. O importante é que você preveja como sua vida estará em longo prazo, para que a metragem do apartamento se adeque à realidade e você não “jogue dinheiro fora”, uma vez que você paga pelo metro quadrado.

A intenção é ter somente um filho? Um imóvel de dois quartos pode atender. Pets são uma certeza? Então, quem sabe, um apartamento com varanda ou área privativa que pode se transformar em um miniquintal seja interessante.

4. LOCALIZAÇÃO

Nunca é demais falar o óbvio – que localização importa bastante –, mas a localização ideal de um imóvel pode depender de pessoa para pessoa. Final, deve-se levar em consideração a rotina, as necessidades e o estilo de vida delas.

Além de filtrar os bairros pelas regiões que você mais gosta, pense em questões relacionadas a segurança, comércio, previsão de crescimento local, transporte público, ciclovias – caso usar a bike para trabalho, passeios etc. seja um projeto para sua vida – e, no caso de filhos, é interessante considerar espaços para passear com crianças, escolas e até faculdades, dependendo do caso.

5. SOL DA MANHÃ OU SOL DA TARDE?

A posição solar em relação ao imóvel pode impactar a umidade, a temperatura interna e, consequentemente, a sua qualidade de vida.

Se você prefere receber a luz do sol na parte da manhã e somente no verão, é preferível escolher apartamentos com a face voltada para o Sul. Isso trará temperaturas bem mais baixas no inverno mas, em contrapartida, deixará os cômodos mais vulneráveis à umidade.

Se você não se incomoda com o calor e até prefere receber luz o ano inteiro, escolha um imóvel de face Norte. A vantagem é, com essa característica, diminuir qualquer proliferação de fungos.

6. VALORIZAÇÃO

Sim, você quer um apartamento para a vida toda e não tem intenção de se mudar depois. No entanto, é sensato pensar que a vida não é nada constante e tudo pode acontecer. Por isso, é interessante escolher um imóvel que tenha características que possibilitem sua valorização ao longo dos anos, como localização, design, acabamento e lazer.

De qualquer forma, se você tiver filhos, deixar como legado um imóvel que estará valendo muito mais do que quando foi comprado é um grande benefício para eles lá pra frente.

E aí, gostou das dicas? Está mais preparado agora para tomar decisões em relação ao seu futuro novo lar? Se tiver outras ideias que não listamos aqui, escreva para a gente nos comentários!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *