Do corte à mesa: escolhendo a tábua ideal

Cozinhar é visto como uma arte por algumas pessoas. E há aqueles que enxergam como uma atividade prazerosa, que permite reunir pessoas que gostamos e queremos ter por perto. Mas para finalizar esse processo com uma deliciosa refeição, cada etapa e item utilizado deve ser o mais adequado para o prato. Inclusive a tábua de corte. Algumas características que a tábua deve ter:

– Facilidade de limpeza.

– Facilidade de corte (não desgastando o corte da faca).

– Facilidade de desinfecção.

– Fácil manuseio sem escorregar.

– Durabilidade.

Tábua de madeira

Possui facilidade de corte, não escorrega, é durável e de baixo custo. Porém, sua limpeza e desinfecção são difíceis, pois os resíduos e bactérias se alojam nas micro cavidades do material. Dentro da madeira, eles encontram temperatura e umidade ideal para crescer e se reproduzir, podendo contaminar os alimentos que passam pela tábua.

Tábua de plástico

As vantagens são facilidade de limpeza, desinfecção e corte, além de não escorregar facilmente. Porém, o material também permite a ocorrência de ranhuras causadas pela faca. Então, é preciso fazer a higienização logo após o uso para evitar a proliferação de bactérias.

Para evitar a contaminação cruzada, tenha uma tábua de cada cor para grupos de alimentos, por exemplo: verde para legumes e verduras, vermelha para carnes cruas, branca para alimentos cozidos, amarela para aves, etc.

Tábua de vidro

É fácil de limpar e desinfetar, higiênica e não permite ranhuras. Mas é preciso ter cuidado, pois ela escorrega facilmente. A tábua de vidro não é tão barata quanto às outras e o vidro temperado não é reciclável e durável. Além disso, o corte de alimentos nesse tipo de tábua faz com que as facas percam o fio do corte rapidamente.

As tábuas mais indicadas são as de plástico e vidro, tomando os devidos cuidados. Caso opte pelas de plástico, dê preferências às de acrílico ou polipropileno. Se for comprar uma de vidro, procure os modelos que possuem silicone nas extremidades, evitando que elas escorreguem.

Limpeza

Lave a tábua de plástico com água quente, sabão neutro e esponja normal. A de vidro pode ser lavada normalmente. Para desinfetá-las, você pode:

1 – Preparar uma solução com 2 colheres de sopa de água sanitária + 1 litro de água e mergulhar a tábua de corte nela e deixar escorrer (não é preciso enxaguar).

2 – Molhar a tábua inteira com vinagre branco e deixar escorrer (não é preciso enxaguar).

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *