4 dicas para organizar o quarto do bebê e facilitar sua vida

Depois de 9 meses vivendo todas as emoções do mundo, chegou a hora: seu bebê está nos seus braços. Agora, vocês ficarão juntinhos por incontáveis momentos. E para que essa convivência seja a melhor possível é muito importante pensar em como organizar o quarto do bebê.

A beleza e a fofura da decoração enchem os olhos dos pais e das visitas, mas a funcionalidade dos objetos e dos espaços ajudam, e muito, nas tarefas cotidianas, como amamentar, trocar, higienizar e (por que não?) descansar.

A seguir, apresentamos 4 dicas simples para melhorar essa experiência:

 

1. Posição do berço

 

Procure posicionar o berço em frente à porta do quarto. Assim, você poderá verificar se está tudo bem por lá sem precisar entrar nem incomodar o sono do bebê.

 

2. Mobiliário funcional e “2 em 1”

 

Mais do que a beleza, é importante organizar o quarto do bebê para que todos os recursos para os cuidados estejam ao alcance das mãos.

Um berço que vire uma caminha ou uma cômoda que também sirva como trocador (com ajuda da base do móvel) são bem práticos. Você pode colocar um colchonete e usar um espaço para acomodar utensílios necessários, como fraldas, lenços umedecidos, pomadas, algodão etc. Se ficar apertado por causa do tamanho do cômodo, que tal escolher um trocador que se encaixa na superfície do berço?

Móveis que já vêm preparados para servirem como duas funções podem custar um pouco mais, porém, pense que no futuro você estará economizando, uma vez que na troca de berço para cama não será necessária uma nova compra.

O que nos leva ao próximo tópico:

 

3. Mobiliário e decoração versáteis

 

Como dissemos, seu bebê vai trocar o berço por uma caminha e os armários e a decoração também terão novas funcionalidades. Pense nisso na hora de organizar o quarto.

Começando pelo papel de parede, a gente sugere que você opte por uma cor lisa ao invés de estampas. Dessa forma, será possível usar itens mais específicos na hora de decorar, podendo trocar com facilidade sempre que preferir. Planejar o material para o papel de parede também ajuda muito: aqueles de vinílico ou de tinta lavável salvam qualquer mãe e pai de eventuais dores de cabeça quando a criança começar a desenhar nas paredes.

Outra dica é instalar prateleiras, coloridas ou não, simétricas ou não, para poder decorar com objetos que possam ser substituídos depois à medida que seu filho cresce e se interessa por novas coisas.

Mas, acima disso tudo, preze pela segurança na hora de comprar os móveis e decorar o quarto do bebê: os ergonômicos, com certificado de segurança, são os mais indicados. Também fique de olho na proteção de quinas para evitar quaisquer acidentes. Além disso, telar a janela do quarto é bastante relevante.

 

4. Poltrona de amamentação

 

Serão muitas noites em claro, entre choros e fraldas. Por isso, a poltrona vai oferecer conforto para mãe e segurança para o bebê. Prefira um tecido lavável, já que é muito difícil sujar o estofado de leite ou secreções da criança.

 

Gostou das nossas dicas? Elas foram úteis para você? Se tiver mais sugestões para acrescentarmos à lista para organizar o quarto do bebê, comente aqui embaixo! Críticas e dúvidas também são bem-vindas. 🙂

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *