Cuidados com móveis de madeira

A madeira é uma material clássico para compor os móveis da casa: do clássico ao vintage até os objetos mais modernos. Seja em detalhes, como os pés palitos, ou peças completas, como os armários e buffets, a madeira se tornou essencial na composição de cada ambiente da casa. A seguir, você encontra algumas dicas que ajudam na manutenção da madeira.

Riscos

Use óleo de bebê para remover pequenos arranhões e manchas. Para riscos maiores, use giz de cera colorido – misture as cores para chegar o mais próximo possível do tom da madeira. Por fim, dê um leve polimento com pano seco e macio.

Marcas de calor

Aplique cera de abelha morna com a parte externa da casca de limão. Se a marca for muito grave, passe a mistura de 1 parte de bicarbonato e 1 de azeite, deixe agir por alguns minutos e dê polimento com um pano.

Manchas brancas

A cera de abelha também funciona para remover esse tipo de mancha. Basta aplicar em uma mistura com aguarrás – a quantidade dependerá do tamanho da mancha. Outra técnica é cortar uma noz-moscada ao meio e esfregá-la na mancha até escurecer.

Gavetas que enroscam

Uma boa solução é esfregar sabão, cera de vela ou talco nas partes corrediças. Caso as junções estejam soltas, passe cola de madeira.

Cuidados gerais

Para evitar o aparecimento de mofo em armário e gavetas, deixe alguns pedaços de giz ou saquinhos cheios de cal. Você também pode deixar pequenas lâmpadas infravermelhas permanentemente acesas dentro do armário. Para remover o mofo, passe querosene na área.

Fonte: Constance Zahn

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *