Cor na decoração

Uma grande dúvida quando vamos decorar nossa casa é escolher e harmonizar as cores. Muitas vezes acabamos nos perdendo entre o que é tendência e as cores que gostamos. Embora seja uma linha tênue, é possível encontrar um equilíbrio.

A primeira coisa que você precisa saber é: Você quer criar uma paleta de cores baseada no que você já tem ou quer começar do zero?

No primeiro caso, a dica é separar por cor seus elementos, como taças, vasos, adornos, almofadas, quadros e tapetes. Tire uma foto de cada grupo de objetos em um fundo branco, imprima e desenhe quadrados com as cores que você gosta e acha que combina com o tom dos objetos. Ali você terá uma grande noção da composição que pode fazer.

Além disso, os revestimentos usados também devem ser levados em consideração: escolhas entre madeira, pedra ou papel de parede, por exemplo, podem ser fundamentais para nortear as cores: Se eu tenho uma sala pequena com piso laminado, móveis escuros e quero deixar o ambiente mais vivo, posso trocar as almofadas por tons claros e mais intensos.

No segundo caso, a dica é reunir referências de ambientes e tirar de cada uma delas uma cor. A partir disso, entra em cena o círculo cromático para ajudar a formar uma paleta harmoniosa. Para saber se existe harmonia entre as cores que você gosta, basta consultar o círculo cromático. O app Color Supply faz isso rapidamente:http://colorsupplyyy.com/app/

Para finalizar, é preciso entender que não adianta usar inúmeras cores em um só ambiente. Isso acaba pesando e desequilibrando a decoração. A dica é montar um paleta de até 5 cores, se o espaço for grande você pode usar todas, se for menor, use até 3.

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *