Cooktop ou fogão de piso ou fogão de embutir: qual o melhor?

Além das características que apresentaremos a seguir, para escolher entre cooktop ou fogão é importante levar em consideração quantas pessoas moram no apartamento, qual a frequência com que usam a cozinha para cozinhar, se usariam muito ou pouco o forno e qual o espaço desse cômodo (e se é ou não integrado à sala, por exemplo).

Logo abaixo, entenda melhor as particularidades desses três tipos de eletro, que ajudarão você a tomar a melhor decisão:

 

COOKTOP

 

Os fogões de mesa – ou cooktops – funcionam embutidos em um vão de uma bancada e podem ser tanto a gás quanto por eletricidade ou indução (ou seja, não possuem chama).

Confira suas características:

  • Com o cooktop, sua cozinha ganhará um toque de modernidade, elegância e – por que não? – charme. Disponível em diversas cores e tamanhos, ele é facilmente adaptável à decoração da sua casa.
  • Por ocupar pouco espaço, o cooktop é ideal para quem mora em apartamentos compactos ou quer uma cozinha planejada, com móveis sob medida. Afinal, o eletrodoméstico se encaixa mais facilmente em qualquer projeto.
  • Quer cozinhar mais rápido? O cooktop é bem prático nesse sentido, já que atinge altas temperaturas em pouco tempo. Algumas linhas inclusive vêm com uma funcionalidade em que é possível verificar potências para tipos de preparos diferentes.
  • A limpeza também fica fácil. Com acabamentos em aço inox, vidro e/ou vitrocerâmico, o cooktop representa o fim da higienização em laterais e cantos do eletro.
  • Porém, um ponto negativo: como o cooktop não vem com forno, seria necessário adquirir um forno embutido, o que significa um gasto a mais e planejamento para encaixar o equipamento na cozinha. Se preferir um forninho elétrico, dependendo da demanda de uso, o espaço ocupado é mínimo, mas a energia consumida pesa.

 

Para instalar o cooktop, é preciso uma superfície sólida e fria, como de mármore ou granito, para que o seu peso e o seu calor sejam suportados sem problemas. Além disso, essa bancada deve ter pelo menos 20mm de espessura e, o espaço atrás do eletro, aberto, configurando um local arejado e livre de correntes de ar que atrapalhariam as chamas.

Para limpar o cooktop, bastam água e detergente em uma esponja macia, a fim de evitar arranhões e manchas.

 

FOGÃO DE PISO

 

Sem segredos: o fogão de piso é o fogão que a maioria de nós conhece e com o qual já teve contato, seja na nossa própria casa ou na de família e amigos.

  • Ao contrário do cooktop, ele já possui um forno embutido. Além disso, existem linhas de até 6 bocas, das mais diversas marcas.
  • Alguns modelos de fogões de piso mais modernos vêm com timer e/ou painéis digitais, em que você controla a temperatura.
  • Este fogão funciona somente a gás. Se você vai morar em um condomínio com gás central, é necessário apenas encanamento, o que não exige profissionais contratados para a instalação.
  • Se você não pretende ter uma cozinha planejada e, no futuro, existir a possibilidade de mudar os móveis de lugar e/ou trocar a decoração, o fogão de piso, por ter pés, permite mobilidade nesses casos.
  • Porém, atenção: apesar dessa mobilidade, o tamanho do fogão de piso certamente vai preencher um bom espaço da cozinha, independente de quantas bocas ele tiver.
  • Novamente sendo um contraponto ao cooktop, a limpeza neste tipo de fogão é mais trabalhosa: é preciso fazer a higienização da superfície, das laterais, bocas, parte traseira e trempes.

 

Leia também: 5 dicas econômicas para decorar a cozinha


FOGÃO DE EMBUTIR

 

O fogão de embutir é basicamente o fogão de piso, mas sem os pés – ou seja, ele fica suspenso. Pode ser instalado em pias ou armários, de acordo com os espaços da cozinha.

 

  • Ideal para quem já tem um espaço definido e quer uma cozinha modulada sem um cooktop.
  • Quanto à limpeza, fica entre o cooktop e o fogão de piso: não é tão prática quanto no primeiro caso, mas não requer movimentar/arrastar o eletro.
  • Seu design também pode ser tão moderno e charmoso quanto o de um cooktop. Ou seja, pode ser um item funcional perfeito para decorar a casa.

 

Agora você está pronto para tomar a sua decisão! Cooktop, fogão de piso ou embutido: qual vai ocupar a cozinha do seu apartamento?

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *