Condomínios sustentáveis: entenda por que o My View é amigo do meio ambiente

O caráter ecologicamente correto dos empreendimentos ficava, há um tempo, por conta daqueles comerciais e corporativos, mas hoje os condomínios sustentáveis encontraram seu espaço no mercado imobiliário brasileiro. É natural pensar, com o tema tão em voga, que muitas empresas passaram a vender produtos e serviços como sustentável apenas pelo marketing; por isso, é importante reconhecer verdadeiramente os condomínios ambientalmente corretos.

Todo ano, em 5 de junho, a ONU lembra ao mundo que existe um dia dedicado à conscientização do que está sendo feito contra e a favor do meio ambiente. Dentro da realidade que tratamos nesse texto, é hora também de valorizar iniciativas de construtoras e condomínios que “pensam verde”. Algumas dessas iniciativas ajudam a atenuar a emissão de carbono, que, em até duas décadas, terá grande efeito sobre o clima.

Condomínios sustentáveis geram benefícios em vários aspectos – ambientais, econômicos e até sociais – durante seu ciclo de vida. Afinal, para os moradores, as propostas significam qualidade de vida. Mais do que idealizar um prédio ou condomínio nesses moldes, é possibilitar a uma comunidade – oras, vizinhos vivem em comunidade, não é? – morar, conviver e se divertir junta em harmonia com gestos que tratam a natureza com gentileza.

 

SER SUSTENTÁVEL X SER UM CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL

 

DA MINHA ROTINA PARA O MUNDO

O ser humano usa a natureza em benefício próprio desde que ele existe, literalmente. Ou seja, foram milhares de anos nessa relação de exploração até culminar na década de 1970, quando a natureza parou de se recuperar com a mesma velocidade de antes e os problemas começaram a aparecer.

A ideia de sustentabilidade começou aí, num debate para pensarmos em caminhos que favoreçam o desenvolvimento da sociedade sem prejudicar a conservação do meio ambiente. Hoje, mais do que nunca, a ideia de que os recursos naturais não são eternos está fortíssima, gerando uma espécie de conscientização em massa para que a transformação ocorra num trabalho “de formiguinha”, partindo de cada um de nós ao mudarmos nossos hábitos.

Se seguirmos a definição da ONU, ser sustentável envolve buscar as suas necessidades sem comprometer a capacidade das próximas gerações de atenderem as próprias.


DO CONDOMÍNIO PARA O MUNDO

Aplicar essa definição à realidade de um empreendimento é, além de conseguir preservar o ecossistema, diminuir gastos financeiros e de materiais e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Isso tudo acaba, inclusive, valorizando o imóvel.

A ideia é gerir o prédio em função do coletivo. É assim que a sustentabilidade nesse contexto garante o compromisso das gerações de hoje em preservar a vida das gerações futuras.

Se, de todas as atividades humanas, a construção civil é uma das que mais geram algum tipo de transtorno ao meio ambiente, nada mais justo que condomínios sustentáveis equilibrem o processo. Os elementos incorporados nos projetos podem ser pequenos, mas são muito eficazes, fazendo grande diferença para a natureza e os hábitos dos moradores. Eles podem minimizar a emissão de resíduos para o meio ambiente, além de reduzir drasticamente o próprio consumo de água.

 

COMO O MY VIEW É UM EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL

Como dissemos, atitudes locais influenciam o global. De acordo com a Green Building Council Brasil, prédios com políticas de sustentabilidade reduzem, em média, 40% do consumo de água e 20% dos custos com energia elétrica. E o My View tem tudo para fazer parte desses dados.

O forte deste empreendimento da Tetum Engenharia são, além de uma vista definitiva da Zona Sul de Belo Horizonte para os moradores, os elementos sustentáveis agregados ao projeto:

  • Captação de água pluvial, economizando o consumo de água.
  • Sistema de aquecimento solar, poupando recursos não renováveis.
  • Infraestrutura para coleta seletiva nas áreas comuns, garantindo a destinação correta dos resíduos gerados pelos moradores, não poluindo o meio ambiente.
  • Condomínio inteligente: sensores de presença, caixas acopladas com duplo acionamento e torneiras com temporizador no pilotis, potencializando os efeitos positivos sobre gasto com água e energia.

 

O My View já nasceu sustentável desde a sua concepção e levou essa cultura para a obra. Nossa equipe criou uma hortinha colaborativa com materiais descartados durante a construção, em que todos cuidam do que plantam e aproveitam depois – de alface a cebolinha!

Hortinha feita em sobras de materiais de obra no My View

 

Trabalhador em obra rega hortinha cultivada em sobras de obras do My View

 

Ele também entrega uma localização privilegiada no São Lucas, englobando supermercados, padarias, restaurantes, mercearia e vias de acesso fáceis para, junto com o caráter “amigo do verde”, tornar o dia a dia dos moradores mais prático.

São apartamentos de 2 e 3 quartos, 2 e 3 vagas de garagem, com wireless nas áreas comuns, salão de festas, espaço gourmet, piscinas adulto e infantil e fitness.

 

 

COLABORAÇÃO DOS MORADORES

O sucesso das medidas de sustentabilidade num condomínio depende, também, do apoio dos moradores.

Se eles adotarem, cada um em seu apartamento, um uso mais racional da água, é mais um ponto a favor da natureza. O que queremos é espalhar a ideia de que consumir recursos naturais com responsabilidade é plenamente possível, partindo de nós, e depois ampliando o conceito de empreendimentos com práticas sustentáveis pelo país.

 

O que você acha disso? Não deixe de escrever o seu comentário aqui embaixo pra gente!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *