O caráter ecologicamente correto dos empreendimentos ficava, há um tempo, por conta daqueles comerciais e corporativos, mas hoje os condomínios sustentáveis encontraram seu espaço no mercado imobiliário brasileiro. É natural pensar, com o tema tão em voga, que muitas empresas passaram a vender produtos e serviços como sustentável apenas pelo marketing; por isso, é importante reconhecer verdadeiramente os condomínios ambientalmente corretos.
Todo ano, em 5 de junho, a ONU lembra ao mundo que existe um dia dedicado à conscientização do que está sendo feito contra e a favor do meio ambiente. Dentro da realidade que tratamos nesse texto, é hora também de valorizar iniciativas de construtoras e condomínios que “pensam verde”. Algumas dessas iniciativas ajudam a atenuar a emissão de carbono, que, em até duas décadas, terá grande efeito sobre o clima.
Condomínios sustentáveis geram benefícios em vários aspectos – ambientais, econômicos e até sociais – durante seu ciclo de vida. Afinal, para os moradores, as propostas significam qualidade de vida. Mais do que idealizar um prédio ou condomínio nesses moldes, é possibilitar a uma comunidade – oras, vizinhos vivem em comunidade, não é? – morar, conviver e se divertir junta em harmonia com gestos que tratam a natureza com gentileza.
SER SUSTENTÁVEL X SER UM CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL
DA MINHA ROTINA PARA O MUNDO
O ser humano usa a natureza em benefício próprio desde que ele existe, literalmente. Ou seja, foram milhares de anos nessa relação de exploração até culminar na década de 1970, quando a natureza parou de se recuperar com a mesma velocidade de antes e os problemas começaram a aparecer.
A ideia de sustentabilidade começou aí, num debate para pensarmos em caminhos que favoreçam o desenvolvimento da sociedade sem prejudicar a conservação do meio ambiente. Hoje, mais do que nunca, a ideia de que os recursos naturais não são eternos está fortíssima, gerando uma espécie de conscientização em massa para que a transformação ocorra num trabalho “de formiguinha”, partindo de cada um de nós ao mudarmos nossos hábitos.
Se seguirmos a definição da ONU, ser sustentável envolve buscar as suas necessidades sem comprometer a capacidade das próximas gerações de atenderem as próprias.
DO CONDOMÍNIO PARA O MUNDO
Aplicar essa definição à realidade de um empreendimento é, além de conseguir preservar o ecossistema, diminuir gastos financeiros e de materiais e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Isso tudo acaba, inclusive, valorizando o imóvel.
A ideia é gerir o prédio em função do coletivo. É assim que a sustentabilidade nesse contexto garante o compromisso das gerações de hoje em preservar a vida das gerações futuras.
Se, de todas as atividades humanas, a construção civil é uma das que mais geram algum tipo de transtorno ao meio ambiente, nada mais justo que condomínios sustentáveis equilibrem o processo. Os elementos incorporados nos projetos podem ser pequenos, mas são muito eficazes, fazendo grande diferença para a natureza e os hábitos dos moradores. Eles podem minimizar a emissão de resíduos para o meio ambiente, além de reduzir drasticamente o próprio consumo de água.
COMO O MY VIEW É UM EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL
Como dissemos, atitudes locais influenciam o global. De acordo com a Green Building Council Brasil, prédios com políticas de sustentabilidade reduzem, em média, 40% do consumo de água e 20% dos custos com energia elétrica. E o My View tem tudo para fazer parte desses dados.
O forte deste empreendimento da Tetum Engenharia são, além de uma vista definitiva da Zona Sul de Belo Horizonte para os moradores, os elementos sustentáveis agregados ao projeto:
- Captação de água pluvial, economizando o consumo de água.
- Sistema de aquecimento solar, poupando recursos não renováveis.
- Infraestrutura para coleta seletiva nas áreas comuns, garantindo a destinação correta dos resíduos gerados pelos moradores, não poluindo o meio ambiente.
- Condomínio inteligente: sensores de presença, caixas acopladas com duplo acionamento e torneiras com temporizador no pilotis, potencializando os efeitos positivos sobre gasto com água e energia.
O My View já nasceu sustentável desde a sua concepção e levou essa cultura para a obra. Nossa equipe criou uma hortinha colaborativa com materiais descartados durante a construção, em que todos cuidam do que plantam e aproveitam depois – de alface a cebolinha!
Ele também entrega uma localização privilegiada no São Lucas, englobando supermercados, padarias, restaurantes, mercearia e vias de acesso fáceis para, junto com o caráter “amigo do verde”, tornar o dia a dia dos moradores mais prático.
São apartamentos de 2 e 3 quartos, 2 e 3 vagas de garagem, com wireless nas áreas comuns, salão de festas, espaço gourmet, piscinas adulto e infantil e fitness.
COLABORAÇÃO DOS MORADORES
O sucesso das medidas de sustentabilidade num condomínio depende, também, do apoio dos moradores.
Se eles adotarem, cada um em seu apartamento, um uso mais racional da água, é mais um ponto a favor da natureza. O que queremos é espalhar a ideia de que consumir recursos naturais com responsabilidade é plenamente possível, partindo de nós, e depois ampliando o conceito de empreendimentos com práticas sustentáveis pelo país.
O que você acha disso? Não deixe de escrever o seu comentário aqui embaixo pra gente!
0 Comments Leave a comment