condomínio para idosos

CONDOMÍNIO PARA IDOSOS: COMO ESCOLHER O MELHOR APARTAMENTO EM BH

Segundo pesquisa, a população de idosos vai triplicar até 2050 no Brasil. E engana-se quem pensa naquele estereótipo de senhorezinhos de boina xadrez, calça de sarja e suéter na praça jogando milhos aos pombos: eles estão cada vez mais independentes, adeptos à inovação, bem informados, gastam mais e procuram lugares para morar que atendam às suas necessidades. Por isso, sabem muito bem o que querem e, aqui na capital mineira, costumam pesquisar como escolher o melhor apartamento em BH.

ANTES, ENTENDA COMO SÃO OS CONDOMÍNIOS PARA IDOSOS

É só observar no nosso dia a dia que os aposentados buscam cada vez mais viver com mais saúde e qualidade de vida. É uma característica atual da terceira idade manter sua individualidade e privacidade, o que leva a uma intenção grande de morar em lares que tragam conforto, tranquilidade, entretenimento e opções de lazer.

Existem condomínios voltados exclusivamente para idosos. Geralmente, seus apartamentos são pequenos, com um quarto, cozinha, banheiro e sala de estar; o que os diferencia está na mobilidade, acessibilidade e nos serviços oferecidos. É possível encontrar piscina com hidroginástica, salas para fisioterapia, salão de jogos e de TV, espaço para aulas de artesanato, atividades físicas regulares e cuidadores disponíveis o tempo todo, mas a um custo bastante elevado.

Por isso, e levando em consideração fatores como expectativa de vida mais alta desse público, construtoras e incorporadoras brasileiras estão atentas em projetar empreendimentos que tragam facilidades, como plantas disponíveis para alterações (atendendo melhor às necessidades da terceira idade) e pisos antiaderentes em alguns cômodos.

COMO ESCOLHER O MELHOR APARTAMENTO EM BH PARA IDOSOS

Em BH, opção de imóveis de construtoras de peso não falta, para todos os tipos de famílias e em locais privilegiados.
Porém, pensando no que o público em questão mais precisa, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia. Continue lendo!

FIQUE DE OLHO NA REGIÃO

Regiões bem localizadas abrangem acesso fácil e mais cômodo a recursos relacionados a alimentação, locomoção, saúde, lazer, bem-estar e segurança.

Proximidade com hospitais, clínicas e farmácias é interessante de se avaliar; afinal, idosos são mais preocupados com a própria saúde e costumam realizar exames de rotina e consultas preventivas. Um apartamento perto de linhas de ônibus e/ou metrô ajuda no deslocamento, na ausência de um carro próprio, por exemplo. Além disso, estar rodeado de praças, espaços para caminhada, academia comunitária, feiras e parques é dar aos idosos uma oportunidade de se manterem ativos fora de casa e de criarem novos círculos sociais. Não se esqueça de, também, avaliar se há supermercados próximos.

APARTAMENTOS MENORES SÃO A PEDIDA

Nesse contexto todo, o que vale mais a pena é um apartamento menor, com os cômodos necessários para uma vida confortável.

Assim, diminuem-se eventuais dificuldades na locomoção entre quarto-sala-banheiro-cozinha e, também, a necessidade de uma limpeza maior dos ambientes. É válido lembrar que uma faxina pode ser um trabalho muito mais penoso para uma fatia da terceira idade, e que esse é um argumento importante na escolha do melhor apartamento mesmo com a contratação de diaristas e secretários domésticos.

SEGURANÇA É PALAVRA DE ORDEM

O primeiro ponto, como mencionamos no item de abertura, é prezar pela segurança da região. O segundo é em relação ao próprio imóvel: ele tem portaria 24h? Ou porteiro diurno, vespertino e garagistas à noite? Tem sistema de segurança interna com algum controle de acesso, travas nas portas e janelas do apartamento ou outros itens que complementam a proteção do local?

A FAVOR DAS NECESSIDADES DOS IDOSOS

Se for o caso de comprar um apartamento na planta e o empreendimento disponibilizar alterações nela de forma que se enquadre à rotina do idoso, ótimo. Se não, procure por apartamentos com pisos mais adequados, barras de segurança no banheiro (que auxiliam no banho e na utilização do vaso sanitário). Caso não haja nada disso, uma pequena reforma e instalações desses itens já ajudam bastante.

Outra coisa essencial é ver se o imóvel possui escadas ou elevadores. Escadas, nem pensar: podem ser um obstáculo e tanto para a terceira idade, além de ser um fator impeditivo para aqueles que são cadeirantes ou têm outra limitação física.

Você tem mais alguma dica fundamental na hora de escolher apartamento para idosos na capital mineira? Compartilhe com a gente! Não deixe de ler também o nosso texto sobre os 4 melhores bairros para idosos morarem em BH e este outro, que lista 5 lugares para a melhor idade se divertir por aqui

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *