Como preparar o apartamento para venda: 7 dicas

Vamos supor que você queira comprar um apartamento novo e precisa vender o seu o mais rápido possível. Muitas pessoas diriam que o primeiro passo é anunciá-lo em sites e jornais para conseguir fechar negócio o quanto antes, mas a gente prefere dizer que essa é a segunda etapa. A primeira é preparar o apartamento para a venda – o que inclui, lógico, o anúncio.

Para ganhar o interesse das pessoas, é preciso deixar seu apartamento atraente, certo? Essa preparação é um processo chamado Home Staging, uma expressão que não costuma ser traduzida, mas significa justamente “encenação/preparação do lar”. Ou seja, o investimento em detalhes que farão toda a diferença na hora de conquistar potenciais compradores.

Existem designers e arquitetos que realizam trabalhos de Home Staging, otimizando os pontos fortes do apartamento, mas você pode fazer isso sem depender de profissionais.

Quer saber como? Então, leia com atenção os passos a seguir. 😉

 

1. Comece pela vistoria

 

Se encantar com um apartamento lindo, mas encontrar falhas na estrutura é um balde de água fria pra qualquer pessoa. Afinal, ninguém gostaria de fechar negócio sabendo que precisará lidar com transtornos e reformar logo depois da mudança.

Por isso, faça uma vistoria completa no seu apartamento para evitar saias justas. É bom lembrar também que imóveis não conservados desvalorizam significativamente! Analise umidade, infiltração, registros, rede hidráulica, janelas com sinal de emperramento, sistema elétrico e afins. Já imaginou o constrangimento de o visitante tentar acender uma lâmpada e não conseguir, por exemplo?

 

2. Uma demão de cores neutras

 

Repare nas paredes de todos os cômodos do seu apartamento. Se existir alguma com a pintura danificada, apagada ou com uma cor muito vibrante, é bom pensar em pintá-la de novo.

Muitas vezes, as cores de um apartamento podem ser o cartão de visitas para compradores. Considerando isso, invista em tons neutros, já que, além de agradarem mais facilmente as pessoas, dão uma sensação de amplitude nos ambientes.

 

3. Limpeza e organização 

 

Regra número um: deixe o apartamento totalmente limpo. Seja para as fotos do anúncio ou pra visita, é importante que não haja vestígios de mofo, teias de aranha, louça suja na cozinha, saco de lixo não recolhido, bitucas de cigarro no cinzeiro, manchas etc.

Na hora de organizar os cômodos, coloque os objetos em seus devidos lugares. Quanto mais minimalista, maior será a ideia de um grande espaço e mais fácil será para as pessoas imaginarem os ambientes de acordo com seus desejos.

Algumas dicas:

  • Organize o interior dos armários também. Visitantes costumam abri-los.
  • Faça todas as camas.
  • Tire as roupas do varal e do cesto de roupas sujas.
  • Retire as toalhas usadas do banheiro.
  • Invista em plantas para potencializarem a estética do apartamento e em aromatizadores, especialmente se for preciso mascarar odores de pets.

 

4. Despersonalize o apartamento para a venda

 

Pense no seu apartamento como sendo para outra pessoa, e não para você. É essencial que os visitantes/potenciais compradores consigam se imaginar morando naqueles ambientes, uma vez que a decisão de compra leva muito em conta o emocional.

Além da organização de que falamos anteriormente, evite deixar expostos porta-retratos da família, artigos religiosos, lembranças de viagens, desenhos de crianças pregados na geladeira, decoração relacionada a time de futebol e outros itens mais pessoais.

 

Leia também: 6 dicas para organização da mudança de apartamento

 

5. Deixe a luz entrar

 

Se a sua vistoria tiver sido bem-feita, todas as lâmpadas da casa estarão em perfeito funcionamento. A luz é um elemento importante ao preparar o apartamento para venda, inclusive a luz natural: deixe as janelas abertas quando a visita for durante o dia, uma vez que as pessoas gostam de reparar em cada detalhe. E, nesse caso, ambientes pouco iluminados podem ser um obstáculo para uma avaliação eficaz.

 

6. Saia de casa

 

Ok, essa dica pode parecer estranha, mas é o seguinte: já dissemos que é fundamental que o comprador se imagine morando no apartamento e fique à vontade para dar uma olhada onde quiser. Por isso, se possível e for confortável para você, o ideal é que somente um integrante da família esteja presente para acompanhar a visita (e isso também vale para bichos de estimação).

Assim, o visitante ganha mais liberdade e, o corretor, um trabalho mais objetivo e profissional.

 

7. Imagem é tudo: tire boas fotos

 

Organizou o apartamento inteiro seguindo essas dicas? Com visita marcada ou não, os passos anteriores são muito importantes para as fotos que você usará ao anunciar seu imóvel.

São com elas que você atrairá interessados para conhecer o lugar. A seleção do comprador, a propósito, começa pelas fotos.

Anote aí:

  • Fotografe pensando em mostrar a amplitude dos ambientes.
  • Evite fotos contra a luz ou claras demais a ponto de “estourar” a imagem.
  • Se possível, utilize um tripé ou apoio para a câmera, como uma cadeira ou livros, para evitar que as fotos saiam borradas.
  • Mostre a real dimensão dos cômodos: tire fotos que abranjam tanto o teto quanto o chão.
  • Evite o flash, pois a luz emitida pelas câmeras é mais dirigida e “pesada.” Como pontuamos, a luz natural é melhor e pode ser bem aproveitada.
  • Tem uma varanda, banheira de hidromassagem, cozinha grande, sala ampliada e/ou churrasqueira? Elas valem fotos exclusivas, já que valorizam o apartamento.

 

Pronto para preparar seu apartamento para a venda? Nós temos certeza de que, se você seguir todas essas dicas, muitas oportunidades de negociação irão aparecer.

Até a próxima!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *