As vantagens de montar horta em apartamento

Hoje, as construções oferecem mil e um benefícios para os moradores. Espaço, lazer, segurança e área privativa são alguns deles, fazendo com que apartamentos se assemelhem a uma casa. E, já que estamos falando nesse aconchego de estar em casa, montar uma horta em apartamento ou mesmo um pequeno jardim é possível, e tem tudo para deixar o espaço mais agradável!

Descubra agora mais benefícios de ter uma horta em apartamento:

 

Frescor, praticidade e sustentabilidade

 

Além de frescor para o ambiente, beleza e ar puro, você poderá ter o prazer de consumir seus próprios temperos e hortaliças, fresquinhos e sem agrotóxicos. Ou seja, é mais praticidade, economia e até saúde para sua vida.

Manter uma horta em apartamento também significa diminuir a quantidade de lixo produzido, uma vez que não precisaremos jogar fora embalagens das verduras e legumes que vêm do mercado.

 

Para plantar, deixe a criatividade comandar

 

Sua horta pode ser colocada em qualquer lugar do apartamento. Use a criatividade! Encare com outros olhos suas prateleiras, janelas, a sacada e até a parede da sua varanda, por exemplo.

Mas atenção: o ideal para a horta é um local com incidência de luz solar direta de 4 a 6 horas por dia. Se escolher a janela, certifique-se de que ela é a mais ensolarada da casa. Posicione os temperos nela ou perto dela, de forma que sejam atingidos pelos raios de sol.

Prefira instalar sua horta em um lugar pelo qual você passe todos os dias e veja sempre o cultivo, o que te ajudará na lembrança da manutenção e hidratação rotineiras. Só tenha cuidado com o vento: em excesso, ele pode prejudicar a horta.

 

Vaso, tigela ou latas?

 

Resposta: todos.

Assim como o local para instalar a sua horta, os recipientes usados dependem também da sua criatividade e do que você deseja em relação à decoração do seu apartamento. É possível plantar em vasos tradicionais, assim como em latas, potes reaproveitados, caixas de madeira, baldes plásticos, caixas de isopor e até gavetas, que você pode transformar em canteiros.

Porém, independente do recipiente escolhido, é fundamental que ele tenha um furo no fundo para a água escorrer e não apodrecer a raiz da planta.

 

O que plantar na horta em apartamento?

 

Para pequenas áreas, temperos e ervas aromáticas caem muito bem. Experimente começar com manjericão, cebolinha, salsinha, alecrim, salsinha, hortelã e orégano. Exigem pouco espaço, cuidados mais básicos e auxiliam você no cozimento de molhos e perfume dos pratos.

Como dissemos, há ótimas vantagens em comer o que plantamos. Portanto, leve em consideração o item anterior, mas plante somente verdurinhas e ervas que você e sua família consomem; de que adianta ter cebolinha na sua horta, por exemplo, se ninguém vai comer?

 

Saiba proteger sua horta

 

Em primeiro lugar, sempre cubra o solo com matéria orgânica: palha, folhas secas, restos de poda ou humus de minhoca. Solo exposto perde a umidade! Regue suas plantas todos os dias, mas tome cuidado para não exagerar nas doses de água.

Sobre as pragas, as mais encontradas são pulgões, lagartas e lesmas. Para combatê-las, principalmente em sua fase larval, o óleo de Neem (ou Nim) é bastante indicado como inseticida natural. Além disso, suas próprias plantações podem servir de repelente para pragas!

O alecrim mantém afastado da sua horta a borboleta da couve. Companheira dele, a sálvia repele vários insetos, como a traça do repolho. Já o cheiro forte do coentro ajuda no controle de pulgões e ácaros, enquanto o odor característico do manjericão, além de agradável, ajuda a repelir mosquitos e moscas.

 

A prática leva à experiência

 

Como as ervas são as plantas comestíveis mais fáceis de crescer em apartamentos, saiba que a maioria delas não requer muito esforço: bastam um lugar com sol na janela (do jeito que falamos anteriormente) e água.

Já os tomates podem crescer tanto no jardim quanto em vasos. Para isso, considera-se fundamental que eles fiquem expostos à luz 12 horas por dia.

Se quiser cultivar uma fruta na sua hortinha, o abacate é uma escolha prática. Isso porque, para plantá-lo, basta ter um outro abacate! É fácil: depois de tirar o seu caroço e lavar bem, deixe-o suspenso dentro de um copo de água com a ajuda de alguns palitos. Em seguida, coloque em um lugar quente e verifique regularmente se há água o bastante.

A “mágica” acontece após algumas semanas, quando uma árvore começará a nascer. Nesse estágio, coloque a semente em um vaso e deixe em um lugar ensolarado.

 

Agora, é hora de colocar em prática todas as nossas dicas e montar a sua própria horta. Nos conte depois o que decidiu plantar no seu apartamento!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *