Como escolher a melhor panela

Quando o assunto é panela, modelos é que não faltam: inox, teflon, vidro, coloridas ou estampadas. Embora existam opções para todos os gostos, o principal aspecto que devemos analisar é a nossa saúde. Sim, as panelas interferem diretamente no cozimento dos alimentos que, por consequência, afetam a saúde. Confira algumas informações sobre os tipos de panelas:

Alumínio

São brilhantes e possuem o menor custo. Mas estas panelas podem se tornar as mais prejudiciais, pois, quando utilizadas, liberam o alumínio no alimento. A liberação do metal pesado pode causar diversas doenças, principalmente neurodegenerativas.

Inox

Tudo depende da qualidade da marca e do tempo de uso da panela, uma vez que estudos mostram que as mais velhas podem contaminar o alimento. Assim como as de alumínio, as panelas de inox podem liberar metais tóxicos, como o níquel. Seu consumo pode causar doenças no longo prazo.

Antiaderente

A recomendação é ter cuidado para não riscá-las com outros utensílios ou com a esponja de aço. As panelas antiaderentes desgastadas pelo uso devem ficar longe da cozinha para evitar que pequenas quantidades de PFOA e PTFE (substâncias muito tóxicas) sejam depositadas no alimento.

Vidro

Indicadas por não liberar nenhuma substância tóxica no alimento, as panelas de vidro são bem cotadas para o serviço. Mas é preciso tomar cuidado com o tempo de cozimento, pois elas costumam reter muito calor e podem queimar a comida.

Cerâmica

A cerâmica talvez seja a mais segura para se utilizar: boa conservadora de calor, antiaderente, de fácil higienização e livre de materiais tóxicos!

Teflon

O teflon é um composto antiaderente muito utilizado devido à grande praticidade na limpeza e por dispensar o uso de gordura no preparo dos alimentos. Atualmente, as panelas mais modernas são revestidas de teflon II, que impede que o material passe para o alimento quando descascado.

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *