imóvel de entrada

DAR IMÓVEL DE ENTRADA NA COMPRA DE UM NOVO: COMO FUNCIONA?

Comprar um imóvel dando o seu antigo/atual como entrada não só é possível, como é uma maneira inteligente de fazer negócios. Afinal, de alguma forma, você vai economizar!

Essa transação permite que você adquira seu novo apartamento à vista ou que você financie por um valor menor. Se for através de construtora ou imobiliária, elas devem autorizar essa forma de pagamento e o imóvel antigo passar por uma avaliação de mercado.

Se você quer entender melhor como funciona esse processo, continue lendo, que nós vamos explicar tudo o que envolve dar um imóvel de entrada na compra de um novo! 😉

MAIS COMODIDADE

Outro benefício é não precisar esperar pelo processo de venda do seu apartamento atual, que, muitas vezes, pode ser demorado (principalmente se o mercado imobiliário estiver instável). Além disso, enquanto o negócio não é finalizado, você pode continuar morando no imóvel, coisa que não é garantida na venda tradicional.

Tem mais: sem perda de tempo (e paciência) com visitações constantes no seu apartamento e negociações com diferentes pessoas. Já parou pra pensar nisso?

DÁ PARA MUDAR DE IDEIA

Saiba que você pode mudar de ideia quanto à negociação mesmo depois de acordar a troca (mas antes de o financiamento do complemento do pagamento ser iniciado)! Se, por acaso, você acabar vendendo o apartamento nesse meio tempo, pode repassar o montante para a construtora ou imobiliária com novo cálculo e valor dos juros.

REGRAS ESPECÍFICAS

Na Tetum, há algumas regras específicas para aceitar um imóvel como parte de pagamento. Veja:

  • Geralmente, são aceitos imóveis com valor máximo de 40% do que será adquirido.
  • Não há torna para o cliente (ou seja, não são aceitos imóveis de valor maior que o da Tetum).
  • O imóvel do cliente é avaliado antes da negociação.
  • São aceitos somente apartamentos em BH, com valor avaliado pela empresa.
  • Após o fechamento do negócio, considerando pronto o apartamento da Tetum, o imóvel antigo do cliente passa a ser da empresa. Portanto, o cliente não tem mais acesso a ele e não pode vendê-lo.
  • No caso de imóveis em construção, a Tetum realiza o que chamamos de Acordo Chave-a-Chave: só se recebe o imóvel usado quando é feita a entrega das chaves do novo (ou seja, quando as obras finalizam). Sendo assim, durante a obra, o usado ainda é do cliente (e, nesse caso, ele pode continuar morando no apartamento, ou alugá-lo ou vendê-lo).

E agora, você está mais preparado para dar o seu imóvel atual de entrada na compra de um novo? A gente aposta que sim! Conte o que achou nos comentários abaixo.

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *