Como conservar seus livros

Um dos mais fascinantes itens da casa são os livros. Além de proporcionar o prazer da leitura, seja numa narrativa fantástica ou aprendendo algo novo, os livros são excelentes formas de decorar a casa. Uma estante com livros não oferece apenas cores, mas também entretém e traz curiosidade em seus títulos. Por isso, vamos te ajudar a conservar seus livros.

– Pelo menos duas vezes ao ano, passe uma flanela na capa e nas páginas do livro para retirar a poeira acumulada.

– Proteja seus livros da umidade colocando nas estantes pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina (troque-os após algum tempo).

– Para exterminar traças sem estragar os livros, use gasolina.

– Para proteger os livros de insetos, passe querosene nas estantes a cada 3 meses.

– Nos livros com encadernação de couro, passe uma solução de éter e óleo de linhaça, em partes iguais. As lombadas dos livros devem ser limpas de vez em quando com uma pomada branca para calçados. Para conservá-los ainda mais, cubra o couro com uma leve camada de vaselina, renovando-a de tempos em tempos.

– As manchas de dedos nas páginas podem ser retiradas se você esfregar miolo de pão. Já as de mofo saem com um pano macio embebido em vinagre, passando a seguir um algodão seco.

– Se as páginas estiverem grudadas devido à umidade, basta deixar o livro no sol (mas é preciso deixar um peso sobre ele para que as página não curvem enquanto secam.

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *