Como comprovar renda para financiamento imobiliário sendo autônomo?

O mercado de trabalho no Brasil tem passado por transformações e, mais que nunca, cresce o número de autônomos. Contudo, como esses profissionais liberais como médicos, dentistas e publicitários podem comprovar renda para um financiamento imobiliário? Confira neste post nossas 6 dicas.

Caso você trabalhe com carteira assinada, clique aqui e leia o nosso post sobre documentos necessários para a sua situação.

 

1. Regularize a sua situação

Se você possui uma microempresa com faturamento máximo de R$60 mil anual, deve ter o registro de Microempreendedor Individual. O processo de inscrição é simples e tendo o certificado de MEI, você consegue comprovar os seus ganhos.

 

2. Faça a Decore

Caso você não possa fazer o registro de MEI, o Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) é uma forma de demonstrar os seus ganhos. Emitida por um contador, a declaração é um documento com valor legal para aferição de rendimentos de um autônomo.

 

3. Tenha uma conta corrente

A sua movimentação bancária é um indicativo de renda. Ao ter uma conta corrente, preferencialmente no banco em que você deseja pedir o financiamento, fica mais fácil ter acesso ao seu histórico e perfil de pagamentos, investimentos e afins.

 

4. Mantenha o seu CPF limpo

Se o seu nome tiver alguma restrição cadastral, certamente você não conseguirá nenhum tipo de financiamento. Por isso, antes de ir ao banco, procure a câmara de dirigentes lojistas da sua cidade e verifique se há alguma dívida atrelada ao seu CPF.

Ser um bom pagador também te garante uma boa pontuação na Serasa, o que te ajuda a passar credibilidade.

 

5. Esteja em dia com as declarações do Imposto de Renda

O Imposto de Renda é uma declaração anual que você faz ao governo comprovando os seus gastos. Mesmo sendo autônomo, se os seus ganhos líquidos ultrapassaram R$28 mil no ano, é seu dever prestar contas ao fisco. Essa apresentação de rendimentos será integrada ao seu histórico e serve como comprovação de renda.

Caso você não esteja em dia com a Receita Federal, o seu nome fica bloqueado para pedidos de financiamento.

 

6. Leve toda a documentação necessária

Após seguir todas as nossas dicas anteriores, chegou a hora de ir até o banco. Levar toda a documentação correta aumenta as suas chances de ser aceito. Cada banco tem as suas exigências, vale conferir quais são antes de sair de casa. Caso você escolha a Caixa Econômica Federal, principal banco para financiamentos imobiliários, saiba que a lista de documentos é bem enxuta. Clique aqui para saber.

 

Conte pra gente qual foi a sua experiência? Como foi comprovar renda para financiamento imobiliário sendo autônomo?

 

 

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *