meu primeiro apartamento tetum

Meu primeiro apartamento: o que saber para fazer a compra certa

Comprar o seu primeiro apartamento é a realização de um sonho. Contudo, da fase do desejo até a entrega das chaves há um grande caminho a percorrer que exige planejamento e pesquisa.

Foi pensando nos marinheiros de primeira viagem que elaboramos este guia com tudo o que você deve saber antes de comprar o seu primeiro apartamento.

Coloque os custos na ponta do lápis.

Comprar à vista? Financiado pelo Caixa ou por outro banco.  Negociar prestações direto com a construtora? Apartamento novo ou usado? A compra de um apartamento envolve várias perguntas, cujas respostas impactam diretamente no valor final a ser pago. Tenha em mente um valor final que não comprometa em excesso a sua renda mensal.

Os gastos não terminam com a assinatura do contrato.

Taxas de cartório, manutenção da casa e reformas para deixar o seu apartamento do seu jeito. Ao planejar comprar um imóvel, tenha uma reserva para os gastos que vêm depois. Muitos compradores, especialmente os mais jovens, se enrolam por não preverem os valores que não estão atrelados ao contrato.

Tenha expectativas que condizem com o seu estilo de vida.

Onde estão os seus amigos? Qual o caminho você faz de casa para o trabalho? Se já tem filhos, qual é a escola dos seus sonhos para eles? Na hora de procurar o seu primeiro apartamento, pese na balança fatores como esses.

Busque uma localização que combine a vida que você já tem, seus planos para o futuro próximo e que esteja próximo do seu círculo social. Bairros fora da sua rota cotidiana podem ser mais baratos, mas pesam no fim das contas em gastos como transporte.

Conheça a vizinhança.

Ainda falando em localização, pesquise bem sobre o bairro para onde está pensando em se mudar. Fale com os vizinhos, pesquise na internet sobre as redondezas, ande pelas ruas em diferentes horários e descubra como é o trânsito.

Cheque toda a estrutura do apartamento.

Desde a primeira visita, certifique-se de olhar toda a estrutura do imóvel. Teste todas as instalações elétricas e hidráulicas. Inspecione minuciosamente a pintura e todos os acabamentos.

Aqui na Tetum, garantimos que a cada entrega você leva o mais alto padrão de qualidade, mas queremos que você também saiba disso no ato da compra.

Na dúvida? Pergunte.

A compra de um imóvel, especialmente o primeiro, é uma decisão que você precisa estar bem seguro. O seu consultor Tetum está preparado para responder todas as suas dúvidas.

Nesse momento também vale se cercar de pessoas que já passaram pelo processo, arquitetos, eletricistas e consultores financeiro. Essa é uma fase em que toda ajuda é válida para que você assine o seu contrato com a certeza de que fez a escolha certa.

Você já comprou o seu primeiro apartamento? Deixe nos comentários quais dicas daria para quem está passando por isso. Ainda está na fase do planejamento? Conte pra gente quais outras dúvidas você tem.

E para te ajudar a sonhar, confira nossos empreendimentos à venda no momento.

  1. […] a nossa série sobre a compra do primeiro apartamento, hoje falamos de uma etapa não tão empolgante mas muito necessária: a proposta de compra do […]

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *