Cachorros resgatados: como adaptá-los em apartamento

Cachorros abandonados e resgatados certamente sofreram até chegarem aos seus atuais tutores, mas é um erro pensar que todos se comportam da mesma maneira. Afinal, assim como nós, eles tiveram experiências diferentes que irão afetá-los de formas diferentes, influenciando o comportamento em relação a outros humanos e animais. Portanto, adaptar um cachorro resgatado em apartamento requer, acima de tudo, paciência.

Confusão, ansiedade, medo, desconfiança. O pet que você adotou pode apresentar algumas dessas sensações em algum nível; mas, para superá-las e implantar uma rotina tranquila e feliz no seu apartamento, trouxemos várias dicas imperdíveis.

Continue lendo para saber mais!

 

Um primeiro passo é ensinar comandos básicos

 

Ensinar comandos simples do tipo “senta” e “deita” em troca de recompensas, como petiscos e carinho (coisas que, aliás, provavelmente estiveram em falta durante o abandono), é um contato que ajuda a criar um vínculo entre tutor e cachorro e que só se fortalece com o tempo.

Esse reforço positivo é muito importante, uma vez que cães com traumas são geralmente mais estressados e, por isso, têm mais dificuldade de aprender. O legal é que, quando você ensina o pet um comando ou truque, você também está aprendendo, já que é nessa interação que se descobre a melhor forma de lidar com o novo amigo.

Se você ainda não sabe como pedir ao pet para sentar, é fácil: diga “sente” com clareza e espere que ele, “sem querer”, se sente. Nesse momento, ofereça o petisco e elogie. Aos poucos, o cão associará o ato de sentar com o comando pedido.

 

Deixe o cachorro chegar até você. Não force a barra

 

Sabe aquela máxima de que confiança se constrói de tijolo em tijolo? A sua relação com o cachorro será assim também.

Ao invés de sempre “correr atrás” dele, deixe-o se aproximar por vontade própria. Como no início talvez ainda ocorram episódios de insegurança e medo de você, dependendo da experiência do abandono e da personalidade, o ideal é dar tempo ao tempo. A amizade precisa acontecer à medida que ambos se conhecem.

 

Regras = educação

 

Assim como o aprendizado em relação a truques, seu novo cão pode demorar para entender algumas regras do apartamento (lembre-se da paciência), como não subir no sofá, fazer as necessidades no lugar correto, não entrar em determinados cômodos, não roer móveis etc. Mas, assim que compreender, ele jamais esquecerá.

Cachorros bem-educados evitam surpresas desagradáveis para os tutores, colaboram para uma boa convivência em casa e fortalecem o respeito mútuo.

Dica para repreensão e aprendizado: jamais use a violência para punir seu cachorro; no ato do comportamento reprovável, diga um “não” bastante firme e, se possível, use um molho de chaves pesado para fazer barulho. Sem que ele perceba que você é o responsável pelo som, o cão irá se assustar e associar a experiência negativa com a atitude dele. Em contrapartida, sempre que houver comportamentos desejáveis, elogie e dê carinho.

 

Diminua a ansiedade do cachorro

 

Deixe pelo apartamento, com fácil acesso ao cão, vasilha com água, ossos próprios para o animal, brinquedos e até música ligada, principalmente quando você se ausentar.

Ocupado, seja fisicamente ou mentalmente, o cachorro terá menos ansiedade e gastará energia, principalmente enquanto você não estiver em casa. Uma dica é esconder alimentos e brinquedos e incentivar que ele os procure, além de preparar atividades desafiadoras. Experimente usar bolinhas que expelem ração à medida que são roladas no chão.

 

Mas e o espaço do apartamento? Atrapalha?

 

É totalmente possível criar cachorros em apartamento! Claro que com bom senso e algumas orientações importantes para não prejudicar a rotina deles.

Não existe essa de uma metragem mínima para poder criar bem um cão, desde que ele nunca fique preso na varanda ou outro cômodo, restrito. Mas é bom considerar o porte do pet, principalmente se o apartamento é pequeno. Cachorros amam socializar e explorar seus instintos, como farejar; portanto, não sair com ele de casa é priva-lo de sua essência enquanto espécie. E quando falamos de um cachorro resgatado, essa socialização é ainda mais importante.

Neste caso de adoção, se você resgatou um filhote, para ter uma noção do tamanho que ele ficará na fase adulta, vale pesquisar sobre a origem e o tamanho dos pais.

 

Leve-o para passear

Como dissemos, passeios são fundamentais para o cachorro não só explorar o faro, como para gastar energia e desestressar.

Pelo menos duas vezes ao dia, seguindo a rotina de vocês, saia com o cão muito menos pelo quesito xixi e cocô e muito mais pelo momento que irão desfrutar juntos. Esqueça deliberadamente o celular em casa e aproveite as sensações de ver seu melhor amigo curtindo o passeio.

 

 

Atente-se às regras do condomínio

 

É sempre bom evitar multas e advertências, ainda mais quando estamos em um momento de adaptação, desafios e cumplicidade com um novo membro da família.

Certifique-se de questões como circular ou não com pets nas áreas comuns do condomínio, e de subir e descer com eles em elevador social ou de serviço. Mantenha os ambientes limpos, carregue consigo um saquinho para recolher as fezes (prevenir, sempre) e, se o seu cachorro for do tipo que late bastante, amenize o problema de incômodo com os vizinhos buscando ajuda de um adestrador ou educador canino.

 

Telas de proteção nunca são demais

 

Dependendo do pânico que pode acometer um cachorro, acidentes trágicos envolvendo janelas podem acontecer mais facilmente do que você imagina. Fogos de artifício são um grande motivo para deixar os animais assustados e desnorteados. Por isso, telar sacadas e janelas é obrigatório quando se tem pets em casa!

 

Limpeza frequente

 

Principalmente se o apartamento for pequeno, limpe periodicamente os cômodos e, em especial, a área onde seu cachorro passará a maior parte do tempo.
Experimente passar o aspirador de pó alguns dias na semana, de acordo com a necessidade e a queda de pelos do pet, além de retirar diariamente resíduos de xixi e cocô. A higienização dos comedouros deve ser feita regularmente durante o dia, assim como a troca de água limpa.

 

Se você está em vias de adotar um cachorro, tenha esse texto como guia e baixe nosso material sobre como criar uma rotina para você e seu pet. Até a próxima!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *