Apartamento para quem tem filhos: 6 dicas para escolher o seu

A jornada da compra de um apartamento é uma tarefa que envolve tempo, paciência, pesquisa e bastante observação. Até porque, além de ser um passo importante na vida de qualquer pessoa, é preciso levar muitos itens em consideração, principalmente quanto há crianças na família e queremos um ambiente que propicie os melhores momentos. Portanto, vamos pensar juntos: como escolher um apartamento para quem tem filhos?

Para facilitar a escolha (ou torná-la menos desafiadora), comece pensando nas necessidades deles e na qualidade de vida que você, eles, seu marido ou esposa terão com todos os benefícios do lugar em questão.

 

Para crianças, casa é melhor que apartamento. Mito ou verdade?

 

Mito! (Muito mito.)

É natural que, ao pensar em um novo espaço com a família completa, imagens de crianças correndo em jardins bem cuidados venham primeiro à mente. Afinal, liberdade, contato com a natureza, espaço e privacidade parecem tentadores e o cenário perfeito para uma infância feliz.

No entanto, atualmente, um bom apartamento não perde em nada para os benefícios que uma casa traz. Com seus bons espaços (inclusive para abrigar um pet), estruturas modernas, áreas privativas e lazer completo, os novos empreendimentos proporcionam uma criação longe do estereótipo de dias inteiros dedicados a videogame e computador dentro do quarto.

Vamos descobrir, então, quais itens levar em consideração ao escolher o apartamento para sua família toda?

 

1. Espaço

 

Quantos filhos você tem ou pretende ter?

A resposta dessa pergunta é essencial para definir o tamanho do apartamento que você precisa e garantir conforto. Afinal, se a ideia inicial é ter um filho e ocorre uma segunda gravidez sem que ninguém tenha pensado no quesito espaço, a situação se complica: será preciso, provavelmente, buscar um novo imóvel mais cedo do que o esperado.


2. Cômodos e quartos

 

A pergunta anterior também é importante aqui. Afinal, a quantidade de membros na família vai ditar a quantidade de cômodos e quartos que abrigarão todo mundo com o máximo de comodidade.

Igualmente essencial é planejar se o apartamento terá um cômodo exclusivo ou não para um home office, brinquedoteca, sala de TV ou outro tipo. Também leve em consideração a disposição deles, assim como a distância de um para outro, se quiser um lugar mais silencioso para as crianças ou para trabalhar, por exemplo.

 

3. Incidência de sol

 

São vários os benefícios de ter um apartamento que recebe sol de forma adequada. Entre eles, conte com a prevenção de mofo, umidade e a garantia de conforto térmico. Além disso, a luz solar é bastante vantajosa para o corpo humano, no que diz respeito à produção de vitamina D, principalmente para as crianças.

Se você quer saber se o apartamento em vista terá incidência de raios solares na medida certa, analise sua localização ao nascer e ao pôr do sol. Se estiver voltado para a face norte, a iluminação durante o dia todo, no ano inteiro, está praticamente garantida.

Leia também: 6 dicas para organização da mudança de apartamento

 

4. Segurança e localização

 

Se tranquilidade é prioridade na vida da sua família, especialmente com crianças envolvidas, então é fundamental que a segurança faça parte do condomínio onde irão morar.

Por isso, verifique se há portaria 24h, quais são os procedimentos de segurança para entrada de terceiros (como visitantes e prestadores de serviço), contratação de funcionários, aplicativo de gestão condominial etc.

Além disso, é importante se atentar para a localização do prédio: faça um tour pelos arredores, confira a iluminação, movimentação (principalmente à noite) e distância a pé para pontos de ônibus mais próximos, por exemplo.

 

5. Lazer e aprendizado com a natureza

 

Um empreendimento com lazer amplo certamente é melhor do que aquele sem lazer. E quando falamos isso, estamos nos referindo a lazer não apenas para crianças, mas para a família inteira.

Por isso, espaços para adultos e seus filhos pequenos são muito bem-vindos na estrutura do lugar. Veja se há, além dos clássicos playground e piscina infantil, piscina adulto, lounge, espaço gourmet, SPA, academia, entre outros.

Jardins, um item cada vez mais valorizado nos prédios contemporâneos, aliam beleza e até educação ambiental quando pensamos no contato mais próximo com a natureza que as crianças nos apartamentos teoricamente terão. Se o condomínio adotar práticas de sustentabilidade (como uso racional dos recursos naturais e coleta seletiva), ambientes lúdicos, espaços de arte e leitura e áreas de recreação ao ar livre, sua qualidade de vida ganha ainda mais riqueza.

 

6. Conveniências próximas

 

Se é para ter comodidade em todos os quesitos, serviços de conveniências próximos do prédio não podem faltar.

Escolas perto de casa, por exemplo, já garantem a ida e a volta das crianças com mais rapidez, segurança e até economia. Resolver outras situações práticas da rotina também fica mais fácil com lojas, supermercados, padarias, farmácias e centros comerciais por perto.

Além disso, não se esqueça de que o ideal é ter pelo menos um hospital ou clínica próximos ao apartamento. Em casos de emergência com você ou as crianças, é alentador saber que não é preciso se deslocar muito para ter atendimento médico.

 

Por fim, um lembrete: telas de proteção

A rede de proteção em todas as janelas e varandas é item obrigatório para a segurança das crianças.

Portanto, antes de se mudar, providencie as telas para a vida da sua família já começar com toda a tranquilidade desde o primeiro dia. Evitar possíveis acidentes nunca é demais.

 

E então, gostou do texto? Acrescentaria mais itens para levar em consideração na hora de escolher seu apartamento? Compartilhe suas ideias conosco aí embaixo!

E, se quiser conhecer um apartamento com todas as características que a gente citou, localizado em BH, clique no link a seguir e saiba tudo sobre o Moinhos do Vento.

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *