7 dicas para tornar sua casa mais sustentável

Muito além de poupar dinheiro, economizar também é uma questão ambiental.
Com os recursos naturais cada vez mais escassos, o uso consciente de itens como água e energia tem ganhado reforço tecnológico, para que aconteça da melhor forma e com menor impacto possível.

É muito importante que você avalie e priorize as questões ambientais na hora de adquirir um imóvel, ou mesmo aplicar algumas medidas em casa.

Para ajudar nesta transformação, que deve ser constante, selecionamos 7 ítens e hábitos que você pode adotar na rotina de casa para torná-la mais sustentável!

1. Aposte na iluminação natural
Uma das maneiras mais fáceis de economizar energia é aproveitando a luz solar. Nas novas estruturas de casas e apartamentos o vidro tem sido a aposta para deixar a luz natural entrar, seja através de grandes janelas, blocos e portas de vidro e etc, isso evita que você precise acender a luz dos cômodos durante o dia e deixe o ambiente bem iluminado.

2. Caixas sanitárias acopladas com duplo acionamento
Você sabia que a descarga é um dos ítens que mais consome água dentro de casa? Hoje já existe um dispositivo que pode ser acoplado na bacia do vaso sanitário. O investimento é bem baixo, fácil de instalar e pode poupar até 75% do gasto mensal com água.

3. Coleta Seletiva
Separar o lixo é uma tarefa que exige certa dinâmica, mas, uma vez implantado na rotina da casa, pode contribuir bastante com o meio ambiente e a reciclagem.

4. Torneiras com temporizador
Muitas vezes vamos usar a torneira e a deixamos aberta mesmo sem utilizá-la. Uma torneira com temporizador custa o mesmo valor de uma normal e pode amenizar e otimizar seu uso. Antes de sair trocando todas as torneiras da casa, pense na praticidade e na sua rotina, geralmente essas torneiras são mais bem-vindas na pia do banheiro.

5. Sistema de Aquecimento Solar
Atualmente os novos empreendimentos costumam investir neste tipo de tecnologia. Esta medida exige um investimento um pouco maior, então é mais fácil ser instalado em condomínios onde o rateio entre os condôminos tornam o projeto viável.

6. Captação de água pluvial
Aproveitar de todos os recursos possíveis é a chave da sustentabilidade, um sistema de captação de água da chuva torna simples tarefas do dia a dia, como dar descarga, lavar o quintal mais sustentáveis. Você pode reutilizar também a água da máquina de lavar para tais tarefas.

7. Evite o desperdício
Antes de colocar em prática todas as dicas, é preciso ter consciência ambiental e fazer o uso adequado de cada recurso. Nada adiantará se você aplicar todas essas medidas em casa e não mudar seus hábitos, comece mudando primeiro a si mesmo.

Os empreendimentos da Tetum já estão projetados para serem sustentáveis e oferecerem tudo que listamos acima. E você? Já se preparou para ser uma pessoa de hábitos mais sustentáveis?

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *