7 dicas de atividades para crianças no período de quarentena

7 dicas de atividades para crianças no período de quarentena

Se por um lado, a rotina de quarentena e home office diminui problemas com trânsito e horários para deixar as crianças na escola, por outro, cria um novo desafio: como ocupar os dias das crianças em um dia a dia de trabalho dentro de casa?

Vale lembrar que muitas escolas adequaram seu calendário estudantil para o período de isolamento com atividades de educação a distância. Contudo, nem sempre essa agenda é suficiente para manter as crianças atarefadas durante todo o dia.

Ou seja, inevitavelmente, os pais terão que lidar com as tarefas dos filhos durante a sua jornada de trabalho. Isso representa uma nova lógica nas relações familiares, já que conciliar essas responsabilidades pode gerar estresse e ansiedade. Dependendo da idade das crianças, é natural que façam mais barulho. Isso inevitavelmente irá impactar o trabalho dos pais, seja interrompendo ligações ou gerando distrações em momentos de necessidade de alta concentração.

Mas nem sempre precisa ser assim. Com diálogo e planejamento da rotina, esse período de isolamento pode aumentar as interações e o engajamento familiar, sem afetar profundamente o trabalho dos pais. Além de ser uma ótima oportunidade para acompanhar os gostos dos filhos e o tipo de conteúdo que eles consomem.

Veja algumas dicas de atividades para crianças que separamos para você!

Estudar primeiro, brincar depois!

Como falamos anteriormente, é provável que as atividades escolares a distância não ocupem todo o horário de estudo que as presenciais iriam consumir. Ainda assim, as aulas em vídeo, atividades e provas têm horários marcados ou datas limites de entrega. 

Por isso, é importante que os pais acompanhem a rotina de aulas para assegurar que as obrigações diárias sejam realizadas e só depois os jovens estejam liberados para outras atividades.

Dependendo do horário, é possível conjugar os estudos com o trabalho dos pais, o que pode garantir um período de concentração na casa. Essa agenda bem definida ajuda a manter um dia a dia próximo do normal, com horários para acordar, estudar e dormir, resultando em uma rotina mais disciplinada. Afinal, não estamos falando de férias!

Já terminei de estudar? Posso brincar!

Pode, por que não? Mas como brincar é um termo muito amplo, vamos falar de algumas atividades mais comuns para as crianças de hoje em dia.

YouTube e Netflix

Você gosta de ver vídeos no YouTube e, quando percebe, vê que já se passaram horas? Então, é muito provável que seus filhos também!

Há canais para todos os tipos, com uma infinidade de conteúdos destinados às crianças. Sabemos que é difícil acompanhar tudo que as elas consomem, mas no dia a dia de home office, é possível observar melhor os tipos de vídeos e séries que seus filhos gostam.

Além de possibilitar maior proximidade com as crianças, você poderá avaliar se o tipo de conteúdo que elas assistem é adequado para suas faixas etárias. Além disso, você poderá acompanhar também o tempo gasto na plataforma. Caso seja considerado demasiado, é hora de impor limites para proporcionar uma rotina mais saudável.

Videogame

Com os games, os cuidados seguem parecidos com o YouTube, principalmente relacionado a classificação e tempo!

Videogames podem ser passatempos divertidos e construtivos

Não há nada errado em gostar de videogames, muito pelo contrário. Os jogos podem estimular o raciocínio lógico, o aprendizado de novos idiomas (geralmente o inglês), a apreciação artística e um espírito competitivo.

O importante é acompanhar se o tipo de game jogado é adequado, as companhias (no caso de jogos on-line) e o tempo concentrado na atividade. 

Se tudo estiver nos conformes, ter os filhos entretidos nos games por um tempo é a garantia de tranquilidade para trabalhar – considerando que a TV esteja em um volume adequado!

Atividades físicas

Vamos combinar, trancar jovens cheios de energia dentro de casa é a receita perfeita para gerar um tédio angustiante. Afinal, é na escola onde eles realizam a maior parte das atividades físicas e praticam esportes.

Uma vez confinados dentro de casa, que pode ser um espaço limitado para brincadeiras, é importante direcionar essa energia para alguma outra atividade. E aí onde a internet pode ajudar novamente.

É possível encontrar uma série de treinos em plataformas fitness e no YouTube que podem ser feitos em casa, sem exigir muito espaço ou aparelhos específicos. Geralmente, são exercícios aeróbicos e atividades com o peso do corpo.

Essas atividades podem não ser tão atraentes como a prática de esportes, mas a possibilidade de fazê-los junto dos pais pode tornar este momento mais especial, além de tornar a rotina de toda a família mais saudável.

Livros de colorir, desenho ou brincadeiras de massinha

Essa dica pode ser mais atraente para crianças mais novas, mas não impede que até mesmo os adultos possam se divertir.

Reparou que a maior parte das atividades que indicamos envolvem tecnologias digitais? Pois é, games, vídeos e séries podem ser incríveis, mas em uma rotina dominada por esses meios, atividades táteis fazem a diferença na hora de espairecer e se desligar um pouco da internet.

Além do aspecto físico e analógico, essas práticas podem estimular o interesse artístico das crianças e, quem sabe, possibilitar o surgimento de novos ilustradores, designers ou profissionais da arte! 

Leve as crianças para a cozinha

Uma rotina fora da normalidade é uma boa oportunidade para trazer atividades diferentes para os mais jovens. E, por que não, iniciar a participação das crianças na cozinha.

Além de ser outra atividade manual, ela pode aproximar pais e filhos e gera também uma nova satisfação na hora das refeições: provar um prato feito por elas mesmas.

O canal de YouTube do Mundo Gloob tem uma playlist do quadro Tem Criança na Cozinha, com várias receitas que podem ser preparadas pelos jovens. Fica a dica para os pais que querem descobrir se contam com futuros chefs dentro de casa!

A boa e velha leitura

Não dá para deixar de falar sobre a leitura. Com o isolamento social e mais tempo livre para as crianças, nada como incentivar o consumo da 6ª Arte (literatura) e da 9ª Arte (quadrinhos/arte sequencial). 

Leitura de livros e gibis na quarentena

De obras infantis, como o clássico O Pequeno Príncipe, a séries fantásticas, como Harry Potter, jamais faltará opções de leitura para os filhos. É uma atividade que estimula concentração, disciplina e enriquece o vocabulários e a bagagem cultural dos jovens. 

No caso de resistência a livros, os gibis são ótimas opções com seu apelo visual e um grande universo de obras que abrangem diversos gêneros e categorias narrativas, de super heróis a comédia, drama, suspense e fantasia. 

Indicamos a premiada série Bone, que mistura aventuras fantásticas com boa dose de humor, e as Graphic Novels MSP, com releituras modernas de personagens da Turma da Mônica criadas por novos autores nacionais.

Já organizou uma rotina variada para você e seus filhos nesse período de quarentena? Aproveite as nossas dicas e conte nos comentários como foi a sua experiência. Ah, e não se esqueça: lave sempre as mãos com água e sabão, evite aglomerações e fique em casa!

    Leave a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *