5 dicas econômicas para decorar a cozinha

Foi-se o tempo que renovar a cozinha significava obras intermináveis e caras. Com espaços cada vez mais compactos e práticos, com menos possibilidades para transformações, a criatividade na decoração tornou-se a melhor opção.

Luminárias, pinturas e até mesmo um padrão de organização ajudam a otimizar o visual dessa área tão importante e por vezes esquecida da casa. Por isso, apresentamos 5 dicas econômicas para decorar a cozinha.

 

1. Acrescente cor às paredes

Uma boa e simples solução para qualquer espaço é acrescentar cor. Na cozinha, pintar uma ou mais paredes pode ser suficiente para mudar o ambiente. Vale escolher um lugar para ser um ponto de cor ou pintar algum móvel com tinta que simula um quadro-negro. Lembre-se apenas de escolher uma cor que combine com o estilo dos moradores da casa.

Essa é uma alternativa muito rápida e prática. Bastam poucas horas para pintar e, se enjoar ou for mudar de casa, voltar para o tradicional branco. Clique aqui e baixe o nosso “Guia de cores para cozinhas”.

 

 

2. Não dá pra pintar? Adesivo!

Seja por causa do revestimento das paredes ou a vontade de inovar com texturas e efeitos, os adesivos também são uma opção para decorar a cozinha gastando pouco. Das lojas populares, passando pelos sites chineses e até mesmo em grandes lojas, é possível encontrar adesivos que combinam com o seu bolso e gosto.

 

3. Plantas também fazem parte da cozinha

Hortaliças, suculentas, folhagens, naturais ou artificiais. As plantas também podem fazer parte da decoração da sua cozinha. Quando bem posicionadas, elas podem servir como ponto de cor do ambiente.

Lembre-se apenas de, ao escolher plantas naturais, optar por espécies que se adaptam à luz do sol que a sua cozinha recebe e a região onde mora.

 

4. Crie um padrão de organização nos itens visíveis.

Talvez esta seja a dica mais econômica da nossa lista: invista na organização. Algumas atitudes para organizar a cozinha podem também fazer as vezes de decoração. Potes iguais e etiquetados, xícaras com o mesmo padrão e louça organizada deixam a sua cozinha mais funcional e bonita.

 

5. Conheça o poder da luz

A iluminação tem o poder de deixar um espaço mais aconchegante ou mais frio. A luz pode ajudar a dar a sensação de amplitude em pequenos espaços ou dar mais proximidade nos maiores. Na cozinha, escolha uma iluminação de acordo com os seus objetivos.

 

Vale também apostar em luminárias de teto para deixar o ambiente mais divertido ou dar um toque do seu estilo.

Gostou das nossas dicas? Sentiu falta de alguma? Deixe nos comentários a sua opinião.

Siga a Tetum no Facebook e no Instagram para conferir mais dicas de decoração.

  1. Adesivos de cozinha, ficam melhores claros ou escuros? Grandes ou pequenos?

  2. Muito boas, gostei particularmente de ter plantas na cozinha, muito boas dicas!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *